-
Arquitetos: Andreu Carulla , Selgascano
- Área: 466 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Juan Baraja
-
Fabricantes: Ceramiques Est , Geopannel, Pyton, Sastres Paperers
Descrição enviada pela equipe de projeto. TRAMO é a segunda iniciativa da Proyectos Conscientes em Madrid, após Mo de Movimiento, para explorar ainda mais o propósito fundamental da empresa: redefinir o conceito de lazer urbano e promover o consumo responsável. TRAMO é um projeto liderado pelo estúdio de arquitetura Selgascano e pelo designer Andreu Carulla. Ao lado deles, está uma equipe profissional composta pelo bioengenheiro Ismael Caballero, especialista em sustentabilidade e circularidade acessíveis, Cristina Freire (TheNext Sustainability) e Zimenta Obras y Proyectos.
Concebido pelo escritório de arquitetura Selgascano, TRAMO foi projetado com respeito ao espaço original, limitando as modificações e a introdução de novos elementos o máximo possível para evitar que predominem sobre a antiga estrutura. O espaço é distribuído em diferentes níveis, criando diversos ambientes e pontos de vista, com a cozinha atuando como centro visual e articuladora do espaço. A estrutura da cobertura é composta por treliças de concreto esbeltas e cabos de aço que foram recuperados e expostos. Essa arquitetura típica do Madri dos anos 1950 praticamente desapareceu hoje em dia.
Elementos ambientalmente tóxicos foram descartados, como espuma de poliuretano, lã de rocha, tintas e vernizes acrílicos, massas de silicone, etc. TRAMO também evitou o modelo de construção linear de usar e descartar elementos. Para isso, foram criados circuitos fechados durante o processo de construção. Toda a madeira original é reciclada e usada para encostos de cadeiras, portas ou fachadas de banheiros.
Andreu Carulla é responsável pelo cenário e mobiliário do TRAMO, que tem base na modularidade como linha de construção constante em todos os elementos. Carulla criou um sistema com mais de mil módulos de cerâmica feitos artesanalmente. Eles fazem parte de um sistema de aquecimento e resfriamento natural com base em poços provençais, integrados ao espaço por meio de uma série de bancos contínuos. Esses módulos de cerâmica moldados por extrusão, produzidos pela Ceràmiques Est, em La Bisbal (Girona, Espanha), têm um papel duplo: direcionam termicamente o ar de fora e também servem como assento para o cliente. Além dos condutores de cerâmica, a modularidade foi aplicada ao restante do mobiliário do TRAMO (cadeiras, mesas e luminárias), com um sistema de peças de alumínio extrudadas que podem ser montadas in loco, como um conjunto de construção.
O TRAMO é um restaurante quase 100% autossuficiente em termos energéticos. Também é um espaço PPA (Power Purchase Agreement), ou seja, gera energia verde. Ele utiliza um sistema de nebulização para gerenciar naturalmente a temperatura e umidade no restaurante. Além de regar as plantas, essa água nebulizada umedece também o espaço. O espaço também possui diferentes sistemas para reutilizar água da chuva, água da pia e umidade do solo.
O conforto acústico no TRAMO é proporcionado pelo Geopannel, painéis feitos de lã reciclada e prensada sob o teto. Todo o material restante após sua instalação no teto foi utilizado para amortecer os bancos contínuos. Tecidos reaproveitados também foram utilizados nas luminárias projetadas por Andreu Carulla, feitas com seções de vergalhão reaproveitado da construção, normalmente usadas em forros de teto. O disco de papel foi feito com algodão reciclado e artesanalmente pela Sastres Paperers, uma oficina de papel artesanal em Molino de la Farga (Banyoles, Girona, Espanha).